Skip to main content
Search
temperatura corporal normal, febre e febre baixa

Title

Como diferenciar a temperatura corporal normal, febre e febre baixa?

Considera-se febre quando a temperatura corporal é mais alta do que o normal. É um sinal de que o seu corpo está a tentar combater uma infeção ou doença inflamatória. Quando a temperatura do seu corpo sobe, os vírus e bactérias têm mais dificuldade em sobreviver e espalhar-se, pelo que a febre faz parte da sua primeira linha de defesa. De facto, por cada grau que a sua temperatura aumenta, o seu metabolismo basal aumenta 10%, o seu corpo torna-se mais reativo e ativa o sistema imunitário.

Qual é a temperatura corporal normal?

A temperatura corporal normal de um humano é de cerca de 36 a 37°C. Uma temperatura entre 36,5 e 37,5°C é considerada normal. Na verdade, a temperatura corporal varia ao longo do dia de acordo com o ritmo circadiano. No início da manhã pode estar meio grau mais baixo e no final da tarde pode estar meio grau mais alto. A variação diária normal da temperatura é normalmente de 0,5°C, mas se estiver a recuperar de uma doença febril pode ser de 1°C.

Que temperatura é considerada febre?

Não só a sua temperatura varia ao longo do dia, como também pode haver pequenas flutuações dependendo da actividade que está a realizar. Por exemplo, a temperatura corporal sobe frequentemente após o exercício, por isso se medir a sua temperatura nessa altura terá uma leitura alterada. É portanto melhor deixar passar um período de tempo razoável antes de medir a sua temperatura.

A temperatura corporal também varia segundo o local de medição. A temperatura retal, tomada numa cavidade com um grande aporte de sangue que transporta calor, é mais elevada do que a temperatura axilar. De facto, a temperatura axilar é ainda mais baixa que a temperatura central, geralmente 1°C mais baixa, por isso é considerada uma área imprecisa. Em qualquer caso, se quiser resultados fiáveis, meça sempre a sua temperatura no mesmo local.

Num sentido geral, considera-se febre quando a temperatura axilar excede 37,2°C. No caso da temperatura oral, a febre começa a 37,8°C, enquanto a temperatura do tímpano deve ser superior a 38°C e a temperatura retal superior a 38,8°C.

Quando a temperatura corporal está entre 38,5 e 39,4°C é considerada uma febre moderada. Entre 39,5 e 40,4°C é classificada como febre alta, e acima de 40,5°C é referida como uma febre muito alta.

Acima de 41°C chama-se hiperpirexia e pode ser perigoso, tanto para as crianças, pois aumenta a probabilidade de convulsões febris, como para os adultos, especialmente aqueles com patologias pré-existentes.

Febre ou febre baixa: Qual é a diferença?

O termo febre baixa é frequentemente utilizado para se referir quando a temperatura corporal está entre 37,1 e 37,9°C.

Embora a sensação ocasional de febre baixa não seja necessariamente motivo de preocupação, ter frequentemente esta sensação sem aumento significativo da temperatura corporal pode significar uma condição médica não diagnosticada.

Por exemplo, a febre baixa é uma reação comum do organismo após certas vacinas. Em alguns casos, pode também ser causada por perturbações hormonais temporárias ou exposição excessiva ao sol.

A febre, por outro lado, é um sinal de luta mais intensa do corpo e é frequentemente acompanhada por sintomas mais desconfortáveis. Para além do desconforto, pode sentir dores musculares, aumento do ritmo cardíaco, arrepios, suores e dores de cabeça.

Em qualquer caso, tanto a febre baixa como a febre que dura mais de 48-72 horas requerem atenção médica, uma vez que é essencial investigar a causa.

PT-CPE-2200001