Skip to main content
Search
Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

O que é a gripe? E a constipação?

A gripe e a constipação são infeções do trato respiratório superior muito comuns, causadas por vírus e que constituem mais de um terço das consultas médicas. Embora tenham uma sintomatologia similar não devem ser confundidas.

Em média, estima-se que um adulto normal padece de 1 ou 2 constipações anuais enquanto que uma criança padece de 5 a 6 contipações por ano. Este último número depende muito da fase da infância em que se encontra e tem um pico de incidência máxima nos primeiros anos de escolaridade ou de creche.

Gripe:

Infeção viral aguda das vias respiratórias superiores causada pelo vírus da gripe ou também conhecido por influenza. Entre as suas características mais importantes está a sua elevada capacidade de transmissão entre pessoas. Habitualmente, apresenta-se como uma epidemia durante o inverno, nos meses mais frios. Os seus sintomas, como febre alta, dores musculares, mal-estar generalizado, tosse seca… aparecem de repente e de forma brusca.

Constipação comum:

A constipação é a patologia mais comum na raça humana. É uma infeção aguda das vias respiratórias que pode ser provocada por mais de 200 vírus diferentes, sendo alguns mais predominantes, como o rinovírus ou o coronavírus, entre outros.

Grupos de risco:

Em relação à distribuição por grupos da população, deve-se destacar os denominados grupos de risco.

Estes são compostos por pessoas que apresentam imaturidade do sistema imunitário, como as crianças, o que facilita o contágio das infeções como a gripe e a constipação.

Também os idosos, pessoas debilitadas e imunodeprimidas, são considerados grupos de risco:

  • Maiores de 65 anos.
  • Mulheres grávidas.
  • Pessoas com doenças crónicas ao nível dos pulmões: asma, enfisema, bronquite crónica, bronquiectasia, tuberculose ou fibrose quística…
  • Pessoas em tratamento com imunossupressores (incluindo a medicação por VIH).
  • Doentes dos rins, coração, com diabetes ou distúrbios do metabolismo ou anemia
  • Adultos e crianças com mais de 6 meses hospitalizados devido a doenças metabólicas crónicas (incluindo a diabetes mellitus), alterações renais ou hemoglobinopatias.
  • Pessoas que tomem medicação: aconselha-se a consulta das interações que o medicamento para a gripe ou constipação poderá causar com a medicação habitual.

A gripe e a constipação são doenças de origem vírica que apresentam quadros clínicos diversos, que podem variar tanto em duração como em intensidade dos sintomas, de acordo com o grupo da população. O aparecimento destas duas doenças, típicas do inverno, é motivo de consultas frequentes.

Saiba mais sobre os vírus que causam a gripe e a constipação. A sua duração, assim como as opções de tratamento para mitigar os seus sintomas.