Skip to main content

GRIPE E CONSTIPAÇÃO: QUANTO TEMPO DURAM OS SINTOMAS?

Gripe e constipaçãoDiferençasSintomasDuraçãoTratamento farmacológicoVírusTratamentos caseiros para o alívio da gripe e constipação

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Tanto a gripe como a constipação são patologias causadas por vírus e muito contagiosas.

A rapidez com que uma pessoa recupera de uma constipação ou gripe depende do quão saudável está. Existem vários fatores que ajudam na recuperação como o repouso e a hidratação.

Mas quanto tempo deve ficar em casa? E quanto tempo duram os sintomas? Continue a ler!

Quanto tempo dura a gripe?

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, principalmente através da tosse e dos espirros. Este também se pode propagar através do contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas com o vírus, como por exemplo através das mãos.

Os sintomas aparecem geralmente de um a quatro dias após a exposição ao vírus e duram de cinco a sete dias.

Para os vacinados contra a gripe, os sintomas podem durar menos tempo ou ser menos graves. Para outras pessoas, os sintomas podem durar mais tempo.

Período de incubação e período de contágio

Existe, ainda, uma diferença entre o período em que a pessoa adoece e o tempo em que esta pode contagiar outras pessoas.

Geralmente, o aparecimento dos primeiros sintomas da gripe ocorre nas primeiras 48 horas após estar infetado, mas pode variar entre 1 a 5 dias.

Já o tempo de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas aparecerem e vai até 7 dias depois. Nas crianças, este período é maior, sendo que podem espalhar o vírus por mais uma semana.

Algumas pessoas correm um risco acrescido de complicações da gripe. Estas pessoas incluem:

  • os muito jovens

  • pessoas com 65 anos ou mais

  • pessoas com doenças crónicas, tais como asma, doenças cardíacas ou diabetes

  • mulheres grávidas

Os indivíduos destes grupos podem ter um sistema imunitário enfraquecido e correm um risco acrescido para a complicação da pneumonia.

Quanto tempo dura uma constipação?

As constipações são muito comuns, especialmente nas crianças. É bastante normal que as crianças apanhem 6 a 10 constipações por ano. Os adultos têm em média 2 a 4 constipações por ano, a maioria durante a época mais fria do ano, o inverno.

As constipações são mais contagiosas nos primeiros 2 a 4 dias após o início dos sintomas mas podem propagar-se até algumas semanas depois.

Normalmente, o pior acontece no espaço de uma semana, mas pode demorar um pouco mais de tempo para que os sintomas desapareçam completamente, particularmente a tosse.

Como existem diferentes vírus que causam a constipação é possível que apanhe outra assim que se recupere de uma.

Quando procurar um médico?

Como as constipações e a gripe partilham muitos sinais, pode ser difícil diferenciá-las apenas com base nos sintomas.

Consulte um médico, caso não haja melhoria ou se os sintomas piorarem.

Produtos Relacionados

V08 Cêgripe®, paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado para ≥ 12 anos no tratamento sintomático de gripes/constipações. Descontinuar de imediato se surgir reação cutânea ou outro sinal de hipersensibilidade. Informar de imediato o médico se sofre de doenças graves (como insuficiência renal grave ou sépsis), de malnutrição, alcoolismo crónico ou se estiver a tomar flucloxacilina. Não utilizar com outros medicamentos que contenham paracetamol. V11 Cêgrifen®, ibuprofeno+pseudoefedrina. Medicamento indicado para ≥ 15 anos no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre. Interromper e consultar o médico imediatamente em caso de sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, vómito com sangue ou partículas escuras, dor no estômago súbita, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, dor de cabeça intensa súbita, náusea, convulsões, alterações na visão, erupção cutânea generalizada, vermelha e escamosa. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. PT-CEG-2025-250507. 11/2025.