Skip to main content

PROBLEMAS ASSOCIADOS À CONGESTÃO NASAL

Congestão nasalProblemas associados à congestão nasalTratamento farmacológicoTratamentos caseiros para o alívio da congestão nasal

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

congestão nasal pode ser causada por qualquer coisa que irrite ou inflame os tecidos nasais. As infeções - tais como constipações ou gripe - e as alergias são causas frequentes de congestão nasal, também conhecido como nariz entupido.

Por vezes, um nariz congestionado e a pingar pode ser causado por agentes irritantes, como o fumo do tabaco ou o dos automóveis. Esta condição é conhecida por rinite não-alérgica.

Por vezes, a congestão nasal é o primeiro sinal de que o seu corpo está a tentar combater uma infeção viral ou bacteriana.

Os principais sintomas associados à  congestão nasal são os seguintes:

  • um nariz entupido ou a pingar

  • dores sinusais

  • acumulação de muco

  • tecido nasal inchado

Se a congestão nasal for acompanhada de algum dos seguintes sintomas, deve consultar o médico:

  • Tosse com muco verde ou amarelo.

  • Os seus sintomas durarem mais de 10 dias.

  • Tiver febre alta.

  • Um sistema imunitário enfraquecido, asma, ou enfisema.

Deve também consultar imediatamente um médico se tiver sofrido alguma lesão recente na cabeça e caso tenha corrimento nasal com sangue ou um fluxo constante transparente.

Na maioria dos casos, a congestão melhora com o tempo. No entanto, também pode ser tratado com uma combinação de medicamentos ou remédios caseiros. Se sofrer de congestão crónica, fale com um médico para investigar o problema e saber qual o melhor tratamento para si.

Veja nossos artigos sobre tratamento farmacológico e caseiro para a congestão nasal.

Produtos Relacionados

V08 Cêgripe®, paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado para ≥ 12 anos no tratamento sintomático de gripes/constipações. Descontinuar de imediato se surgir reação cutânea ou outro sinal de hipersensibilidade. Informar de imediato o médico se sofre de doenças graves (como insuficiência renal grave ou sépsis), de malnutrição, alcoolismo crónico ou se estiver a tomar flucloxacilina. Não utilizar com outros medicamentos que contenham paracetamol. V11 Cêgrifen®, ibuprofeno+pseudoefedrina. Medicamento indicado para ≥ 15 anos no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre. Interromper e consultar o médico imediatamente em caso de sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, vómito com sangue ou partículas escuras, dor no estômago súbita, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, dor de cabeça intensa súbita, náusea, convulsões, alterações na visão, erupção cutânea generalizada, vermelha e escamosa. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. PT-CEG-2025-250507. 11/2025.