Skip to main content
Search
Virus de la Gripe

Title

VÍRUS DA GRIPE E DA CONSTIPAÇÃO

Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Tudo sobre os vírus da gripe e da constipação

Dispor de informação sobre os vírus responsáveis pela gripe e pela constipação e as suas características, ajudá-lo-ão a uma rápida deteção e a evitar o seu contágio.

Vírus da gripe

O vírus responsável pela gripe, normalmente chamado de influenza, caracteriza-se por possuir uma elevada capacidade de mutação. Existem três tipos de vírus da gripe (A, B e C), dos quais, só dois destes provocam doença nos humanos.

O vírus A é o causador da maior parte das epidemias gripais e das pandemias que afligem de forma cíclica a população mundial. Incide no Homem, mas também nos porcos, cavalos, focas, baleias e aves aquáticas.

Todos os anos, desenvolvem-se novos tipos de gripe devido à elevada capacidade de mutação do vírus A. Além disso, a patologia da gripe também pode ser causada por outros vírus, como o vírus B ou o paramixovirus.

O período de incubação é o tempo que o vírus necessita, no interior do organismo da pessoa infetada, para desenvolver algum sintoma. No caso da gripe, este período é habitualmente de 1 a 4 dias.

Os adultos têm mais probabilidade de transmitir a infeção nas 24-48 horas antes de desenvolverem os sintomas e até 4-5 dias após o início destes. No entanto, as crianças mais pequenas podem contagiar outras pessoas durante um período de tempo mais prolongado (7 dias ou mais).

As epidemias aparecem aproximadamente de 3 em 3 anos, no fim do outono ou no início do inverno; geralmente afetam todo o país.

A medida de controlo considerada mais eficaz no combate à gripe é a vacinação anual de determinados grupos da população considerados de elevado risco de padecer complicações associadas à gripe.  

Vírus da constipação

A constipação comum é causada por uma ampla diversidade de vírus.

A causa da constipação comum possui uma estreita relação sazonal. Assim, distinguimos diferentes tipos de constipação de acordo com a sazonalidade.

As constipações da primavera, verão e outono são produzidas, principalmente, por vírus do grupo dos rinovírus, do qual foram detetados mais de 100 tipos diferentes. Este
é responsável por provocar entre 30-40% dos episódios de constipação. As constipações do final de outono e as de inverno costumam ser produzidas pela família dos vírus parainfluenza ou do vírus sincicial respiratório, entre outros, que provocam menos de 5% das infeções.

yogur con probioticos para la gripe

Para além da exposição aos vírus causadores, os fatores que poderão facilitar a infeção são: fadiga excessiva, stress emocional ou fase intermédia do ciclo menstrual. Inclusive em 30-40% dos casos, desconhece-se qual o vírus responsável.

A via de transmissão dos vírus da constipação é pelo ar, através de pequenas gotículas expulsas pelos doentes, ou por contacto direto com os indivíduos infetados.

O contágio poderá ocorrer no espaço de poucas horas após ter sido infetado, inclusive antes de desenvolver sintomas, e até, aproximadamente, 2–3 dias após o início dos sintomas.

Regra geral, o grau de afeção dependerá da idade do indivíduo e do seu estado imunitário.