Skip to main content
Search
diferencias entre gripe a y gripe común

Title

DIFERENÇAS ENTRE A GRIPE A E A GRIPE COMUM

Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Que gripe apanhou?

Atacam quando está indefeso, com as defesas em baixo e cansado e embora seja sempre conveniente fugir deles, normalmente apanham-no antes de dar conta. Sim, estamos a falar dos vírus da gripe… o seu pesadelo nas mudanças de estação!

Sabia que…? A gripe sazonal é uma infeção viral aguda que afeta o nariz, garganta, brônquios e, por vezes, os pulmões.

Os vírus são um agente infecioso que se transmite de pessoa para pessoa através do contacto direto e pelo ar… Podem até propagar-se de modo muito rápido sob a forma de pandemias.

gripe a o resfriado

Sem dúvida, uma das pandemias mais recentes, e por isso mais recordada, é a pandemia de 2009 da gripe A (gripe suína)… Não se recorda? Continue a ler e descubra tudo o que tem de saber sobre este tipo de gripe!

Está interessado? Existem quatro tipos de vírus que podem originar a gripe sazonal: A, B, C e D, embora certamente as que mais se recorda são a gripe A e a gripe B, já que são as causadoras das epidemias sazonais.

Além disso, dentro de cada grupo de vírus há diferentes subgrupos, como no caso da gripe A, onde foram identificados vários subtipos segundo a sua composição.

A gripe A

A gripe A, também designada por ‘gripe suína’, é uma infeção causada pelo vírus do tipo A do subgrupo H1N1 que teve início na América.

Graças aos testes genéticos que foram realizados, sabe-se que este tipo de vírus provém de vírus gripais animais, pelo que não tem qualquer relação com os grupos de vírus da gripe sazonal comum. Por essa razão, as nossas defesas não conseguem proteger-nos contra este tipo de vírus.

contagio gripe A o gripe común

Este vírus transmite-se do mesmo modo que os vírus responsáveis pela gripe sazonal, de pessoa para pessoa através do contacto direto, por exemplo, por intermédio de tosse ou espirros.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE A GRIPE A E A GRIPE COMUM OU SAZONAL

Embora, de um modo geral, os dois tipos de gripes sejam semelhantes em muitas coisas, diferenciam-se noutras:

  • Regra geral, os sintomas de ambas as gripes são similares, por essa razão é muito difícil distingui-las sem a realização de qualquer tipo de teste clínico. Das poucas diferenças que alguns autores podem destacar são as dores abdominais, diarreia e febre mais alta, superando os 39 ºC, na gripe A. 
  • As pessoas com idade superior a 65 anos são menos propensas a contrair a gripe A. Isto é uma clara diferença em relação à gripe sazonal ou comum.
  • Estes dois vírus, que são transmitidos do mesmo modo, também são tratados de igual modo, tratando os sintomas da gripe com medicamentos antigripais, bebendo muitos líquidos e, o mais importante, descansando muito!

gripe a y gripe común

Como pode verificar, é muito difícil distinguir os diferentes tipos de gripe apenas através dos sintomas. Por isso, é necessário ter em conta as recomendações para prevenir tanto a gripe A como a gripe comum ou sazonal (lenços descartáveis, géis desinfetantes, evitar o contacto físico com pessoas doentes, etc.). Que a gripe não o impeça de continuar a viver a sua vida!