Skip to main content
Search
antigripales

Title

Tudo sobre os antigripais

 

Saiba como funcionam os antigripais

Se já teve gripe, é provável que se lembre daquela dor de cabeça, da tosse persistente, da congestão nasal incomodativa, da febre e do mal-estar generalizado que o manteve durante vários dias na cama. Nem sempre é possível escapar da gripe já que, segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, o contágio pode ocorrer através das gotículas que a pessoa doente produz ao tossir, espirrar ou falar, ou simplesmente, embora menos frequente, por tocar numa superfície ou objeto contaminado com o vírus da gripe; mas existe uma forma de conseguir que os sintomas sejam menos intensos e desapareçam mais rapidamente: os antigripais.

Como atuam os antigripais?

Os antigripais contêm diferentes princípios ativos que atacam os principais sintomas da gripe. Existe evidência de que os anti-histamínicos em associação com os analgésicos e os descongestionantes são benéficos para aliviar os sintomas da gripe nos adultos e crianças mais velhas.

  • Analgésicos e antipiréticos. Quando o sistema imunológico é ativado para combater a infeção, produz um tipo de proteína que ajuda a lutar contra o vírus, mas que também provoca dor de cabeça e febre. Para aliviar estes sintomas, juntamente com a inflamação da garganta e a dor muscular, os antigripais contêm analgésicos e antipiréticos, como o paracetamol. O ibuprofeno, do mesmo modo que o paracetamol, é indicado para a febre e para a dor, mas também é um anti-inflamatório.

antigripales y fiebre

  • Anti-histamínicos. Quando o seu organismo deteta o vírus, este fica ativo produzindo histamina, que é a responsável pelos espirros, muco ou olhos lacrimejantes. Os anti-histamínicos, como a clorofenamina, têm uma característica em comum: atuam inibindo os efeitos da histamina.

antigripales y estornudos

  • Descongestionantes. Ao contrair o vírus da gripe é comum a ocorrência de uma inflamação das fossas nasais e dilatação dos vasos sanguíneos do nariz. Tudo isto origina a conhecida congestão nasal, que dificulta o simples ato de respirar com normalidade. Os descongestionantes nasais atuam aliviando os sintomas, produzindo uma vasoconstrição local e, consequentemente, uma diminuição do edema nasal.

antigripales y tos

Graças à combinação adequada de alguns destes princípios ativos, Cêgripe® e Cegrinaso® ajudá-lo-ão no alívio dos seus sintomas.

Agora, já sabe como funcionam os antigripais e quais são os seus princípios ativos. Assim sendo, em vez de fazer uma mistura de vários medicamentos para tratar cada sintoma novo que aparece, é preferível recorrer a estes para evitar que a gripe o “afete” mais dias do que os necessários.