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Evita el resfriado con un descanso adecuado

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Dormir bem protege-o

Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Dormir bem para evitar a constipação

Apanhamos uma constipação comum quando entram pelo nosso nariz micróbios designados por rinovírus, que se encontram à nossa volta, em gotículas invisíveis suspensas no ar e nos objetos. Parece difícil que isto, que ocorre do modo como descrevemos, possa estar relacionado com a qualidade e quantidade do nosso sono, não é? Dormir habitualmente menos de seis horas implica um maior risco de apanhar uma constipação do que se formos capazes de dormir, pelo menos, sete horas.
Perguntar-se-á: como é isto possível? Vamos tentar explicar.

Dormir pouco põe à prova as nossas defesas contra a constipação

A base de tudo centra-se numa das melhores maneiras para manter as suas defesas em forma: dormir bem. Mas, o que significa dormir bem? Simplesmente, não dormir menos do que as sete horas diárias de sono de qualidade, ou seja, contínuo e profundo. É fácil dizê-lo, mas, às vezes, cumpri-lo não é tão fácil assim.

Quando não dormiu uma noite ou fê-lo de forma irregular, sente-se cansado e custa-lhe manter a atenção no trabalho ou nos estudos. Pois, algo semelhante acontece às suas defesas, o que faz com que o seu organismo se torne mais indefeso frente às infeções. Como uma das infeções mais fáceis de apanhar é uma constipação, pela presença frequente do vírus no nosso ambiente, já poderá imaginar o porquê de dormir bem ajudar a evitar constipações.

No melhor dos casos, tenha em conta que as defesas debilitadas abrem a porta a transtornos muito piores do que uma simples constipação.

Conselhos para dormir melhor

Se estiver a verificar uma diminuição na qualidade do seu sono, incentivamo-lo a experimentar estas pequenas recomendações:

  • Marque uma hora fixa para deitar e acordar.
  • Limite o consumo de alimentos e bebidas a um período superior a duas horas antes de se deitar e, especialmente, não beba café, chá nem álcool neste intervalo.
  • Faça exercício físico regularmente, mas termine cerca de três horas antes de se deitar, pois isso irá ajudá-lo a adormecer.
  • Relaxe antes de ir para a cama com um banho, música suave ou a leitura de um livro.

O descanso é um pilar fundamental para uma vida saudável. Se tiver consciência da sua importância, provavelmente, ficará menos vezes constipado.