

Como nos protegemos da gripe
Para nos protegermos de algumas infeções como a gripe não basta lavar as mãos, não se aproximar das pessoas infetadas ou evitar aglomerados de gente. A vacina contra a gripe é uma forma eficaz e acessível de prevenir a doença e evitar as suas consequências.
O que causa a gripe?
É uma doença causada pelo vírus influenza que ataca as vias respiratórias e tem repercussões em todo o organismo, debilitando-o. Normalmente, a gripe tem um período de incubação de 3 a 4 dias e uma duração de 4 a 7 dias, com uma fase crítica e uma longa convalescença. Uma pessoa infetada poderá contagiar outras um dia antes de notar os sintomas e até 5 a 7 dias após padecer da doença. As crianças poderão transmitir o vírus durante um período mais alargado de tempo.
O vírus da gripe ou influenza parece-nos algo tão quotidiano que nos esquecemos de que foi a causa de milhões de mortes ao longo da história da humanidade. Normalmente, é uma infeção sem gravidade, mas que pode complicar-se caso a nossa saúde esteja debilitada. A única prevenção eficaz é a vacina contra a gripe.
Muitas vezes, confundimos a gripe com a constipação. Podemos estar infetados com o vírus da gripe se apresentarmos estes sintomas:
- Dores musculares
- Febre alta e dor de cabeça
- Sensação de enorme cansaço
- Sensibilidade à luz
- Mal-estar geral e calafrios
Quem corre maior risco de complicações associadas à gripe?
- Mulheres grávidas
- Bebés
- Pessoas com mais de 65 anos
- Pessoas com doenças crónicas tais como: diabetes, doenças do foro pulmonar ou renal, cancro, etc
- Pessoas obesas
- Profissionais de saúde
Vacinar-se é a melhor prevenção
A vacina contra a gripe é o meio mais seguro para evitar a infeção. Esta vacina nunca poderá ser a causadora da doença, já que os vírus que contém estão mortos ou inativados. É necessário vacinar-se anualmente, já que o vírus muda de ano para ano e a proteção da vacina vai reduzindo decorridos alguns meses (normalmente dura até à primavera).
Quando o vírus entra no nosso organismo, necessitamos que este o saiba identificar como perigoso e que o ataque. Este é o trabalho realizado pela vacina, que estimula o sistema imunitário permitindo ao nosso corpo uma resposta rápida. Cerca de 70% das pessoas vacinadas, não chegam a ser infetadas pelo vírus e as restantes, os sintomas e a duração da doença serão bastante atenuados e a possibilidade de complicações pulmonares ou de outro tipo é reduzida consideravelmente.
Nada melhor do que vacinar-se anualmente no início do outono para prevenir e evitar que uma gripe se converta numa doença respiratória muito mais grave. A vacina é um método simples e eficaz que não devemos desprezar.