Skip to main content
Search
alergia o resfriado

Title

Alergia ou constipação?

Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Sabe identificar as 7 diferenças?

Corrimento nasal, espirros ou dor de garganta, são os sintomas mais frequentes sentidos durante as mudanças de estação da primavera e do outono, mas… estaremos a falar de alergia ou de constipação?

alergia o resfriado

Alergia ou constipação, a grande pergunta que muitas pessoas fazem ao padecerem de alguns dos seus sintomas. É muito importante diferenciá-las para poder escolher o tratamento correto.

Alergia: resposta imunitária excessiva provocada em indivíduos hipersensíveis pela ação de determinadas substâncias, especialmente ambientais.

Constipação: patologia ligeira de carácter infecioso e de origem viral, que afeta as vias aéreas superiores.

Diferenças entre a alergia e a constipação

Para o poder ajudar a identificar rapidamente se se trata de uma alergia ou constipação dar-lhe-emos pistas sobre 7 das suas diferenças, para que possa distingui-las rapidamente!

  1. Duração: a duração é uma das principais características que nos permitirá distinguir entre a alergia e a constipação. A constipação costuma durar cerca de 7 dias, enquanto que a alergia não tem uma duração predeterminada, já que sofrerá os seus sintomas sempre que estiver em contacto com a substância alergénica.
  2. Mucosidade: é um fator-chave para distinguir adequadamente se tem alergia ou constipação. Enquanto que a alergia se caracteriza por um corrimento nasal líquido e constante, a constipação costuma vir acompanhada de uma mucosidade densa difícil de expulsar.
  3. Sabe quando começam a aparecer os sintomas? é muito importante que esteja atento a quando os sintomas atenuam ou param. Durante as alergias é mais fácil que os sintomas piorem quando esteja perto da substância que os provoca, como em parques, no caso do pólen, ou em quartos fechados, se estivermos a falar do pó ou ácaros… Fuja destes! Pelo contrário, os sintomas da constipação são constantes, independentemente de onde se encontra, recomendamos-lhe seguir os nossos conselhos para aliviar os sintomas o quanto antes e poder continuar com as suas atividades!
  4. Dor de cabeça: durante uma constipação a dor de cabeça costuma ser constante e frequente, enquanto que durante uma alergia é mais esporádica e ligeira.
  5. Espirros: é muito comum que, durante a alergia, dê 5 ou 6 espirros seguidos, ou até mais. É um sintoma que durante a constipação não costuma ocorrer com tanta frequência (embora também tenha espirros).
  6. Exame ocular: os olhos são o claro reflexo da alma… e também servem para saber se nos encontramos perante uma constipação ou uma alergia! O ardor e os olhos lacrimejantes são sintomas mais característicos da alergia. No entanto, durante a constipação notará principalmente congestão ocular.
  7. Febre: por último, deverá saber que a febre é um sintoma que nunca ocorre quando está a passar por um processo alérgico. A febre está quase sempre associada a uma infeção, como quando tem uma constipação comum.

diferencias alergia y resfriado

Como poderá verificar, identificar se tem uma alergia ou constipação é mais fácil do que pensa, apenas deverá estar atento a estas 7 pistas. Agora, resta escolher o tratamento correto para aliviar os sintomas tanto da alergia como da constipação.