Skip to main content

ALERGIA OU CONSTIPAÇÃO?

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Sabe identificar as 7 diferenças?

Corrimento nasal, espirros ou dor de garganta, são os sintomas mais frequentes sentidos durante as mudanças de estação da primavera e do outono, mas… estaremos a falar de alergia ou de constipação?

alergia o resfriado

Alergia ou constipação, a grande pergunta que muitas pessoas fazem ao padecerem de alguns dos seus sintomas. É muito importante diferenciá-las para poder escolher o tratamento correto.

Alergia:  resposta imunitária excessiva provocada em indivíduos hipersensíveis pela ação de determinadas substâncias, especialmente ambientais.

Constipação:  patologia ligeira de carácter infecioso e de origem viral, que afeta as vias aéreas superiores.

Diferenças entre a alergia e a constipação

Para o poder ajudar a  identificar rapidamente se se trata de uma alergia ou constipação  dar-lhe-emos pistas sobre 7 das suas diferenças, para que possa distingui-las rapidamente!

  1. Duração:  a duração é uma das principais características que nos permitirá distinguir entre a alergia e a constipação. A constipação costuma durar cerca de 7 dias, enquanto que a alergia não tem uma duração predeterminada, já que sofrerá os seus sintomas sempre que estiver em contacto com a substância alergénica.

  2. Mucosidade:  é um fator-chave para distinguir adequadamente se tem alergia ou constipação. Enquanto que a alergia se caracteriza por um corrimento nasal líquido e constante, a constipação costuma vir acompanhada de uma mucosidade densa difícil de expulsar.

  3. Sabe quando começam a aparecer os sintomas?  é muito importante que esteja atento a quando os sintomas atenuam ou param. Durante as alergias é mais fácil que os sintomas piorem quando esteja perto da substância que os provoca, como em parques, no caso do pólen, ou em quartos fechados, se estivermos a falar do pó ou ácaros… Fuja destes! Pelo contrário, os sintomas da constipação são constantes, independentemente de onde se encontra, recomendamos-lhe seguir os nossos conselhos para aliviar os sintomas o quanto antes e poder continuar com as suas atividades!

  4. Dor de cabeça:  durante uma constipação a dor de cabeça costuma ser constante e frequente, enquanto que durante uma alergia é mais esporádica e ligeira.

  5. Espirros:  é muito comum que, durante a alergia, dê 5 ou 6 espirros seguidos, ou até mais. É um sintoma que durante a constipação não costuma ocorrer com tanta frequência (embora também tenha espirros).

  6. Exame ocular:  os olhos são o claro reflexo da alma… e também servem para saber se nos encontramos perante uma constipação ou uma alergia! O ardor e os olhos lacrimejantes são sintomas mais característicos da alergia. No entanto, durante a constipação notará principalmente congestão ocular.

  7. Febre:  por último, deverá saber que a febre é um sintoma que nunca ocorre quando está a passar por um processo alérgico. A febre está quase sempre associada a uma infeção, como quando tem uma constipação.

diferencias alergia y resfriado

Como poderá verificar,  identificar se tem uma alergia ou constipação é mais fácil do que pensa , apenas deverá estar atento a estas 7 pistas. Agora, resta escolher o tratamento correto para aliviar os sintomas tanto da alergia como da constipação.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.