Skip to main content
Search
causas de los estornudos

Title

O que são os espirros?

Revisado e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Um mecanismo de defesa natural

Os espirros são reflexos nos quais expulsamos ar dos pulmões pelo nariz ou, até mesmo, pela boca. Um reflexo é uma resposta involuntária que, normalmente, ocorre porque algum elemento estranho provocou a irritação da nossa mucosa nasal. Resumidamente, o espirro é um esforço que o organismo faz para eliminar as partículas estranhas que estão a provocar irritação no nariz. O centro que regula o espirro no nosso cérebro recebe um aviso do sistema nervoso quando “algo” nos faz comichão no nariz e o irrita. Quando isto acontece, todos os músculos do corpo se juntam para provocar o espirro: os abdominais, os músculos do diafragma, os do peito, os das pálpebras, os que se encarregam de controlar as suas cordas vocais, os esfíncteres e inclusive alguns músculos presentes na garganta. Embora, por vezes, não tenha tempo de reparar em toda esta movimentação, ocorrem diversas coisas no seu organismo quando espirra. Agora, vejamos as razões desta reação. De acordo com o que foi publicado há algum tempo na Live Science, quando há um estímulo para espirrar, o cérebro ordena a contração dos músculos desde o esófago até ao esfíncter, incluindo aqueles que controlam as pálpebras dos olhos. Por esta razão, nenhuma pessoa consegue espirrar com os olhos abertos, já que estes se fecham de forma involuntária.

alergia o resfriado

O espirro consegue chegar a expulsar estas pequenas partículas estranhas a uma velocidade que pode alcançar os 150 ou 160 quilómetros por hora. Além disso, descobriu-se, através do auxílio de vídeos de alta velocidade, o quão longínquo pode chegar um espirro. De acordo com o estudo, os espirros podem viajar mais longe do que imaginamos, pois a pulverização produzida no interior do nariz consegue viajar entre 5 a 200 vezes mais longe sob a forma de gotículas, como se uma nuvem de gás invisível se tratasse. Acreditamos que esta é uma boa razão para nos taparmos quando espirramos, evitando assim contagiar os outros nos casos de gripe e constipação.

Causas dos espirros

São muitas as causas que podem provocar o espirro e certamente que já conhece muitas destas, como o pó, o ar frio e até mesmo o sol, que produz um espirro muito particular. A gripe e a constipação comum são outras das causas dos incómodos espirros, mas também são causados por alguns elementos que provocam as alergias, como o pólen ou irritantes físicos como o fumo ou a neblina do ambiente que atacam milhares de habitantes de cidades muito poluídas. O espirro é, resumidamente, um mecanismo de defesa natural do nosso organismo.