Skip to main content
Search
Métele un gol a la gripe

Title

Marque um golo à gripe

 

Sempre a mesma história

Finalmente, conseguimos marcar um jogo de futebol para o fim de semana com os colegas de trabalho (uma bela desculpa para um “brunch” e passar o dia ao ar livre); levantamo-nos de manhã e sentimos que a febre está a aumentar, temos tremores musculares e o que parecia uma simples constipação é, afinal, uma terrível gripe. Ups...

Vacina da gripe

Para a prevenção do vírus da gripe, ao contrário do que acontece com os vírus que causam a constipação, existe uma vacina. Ainda assim, às vezes esta falha, ou não tomamos a tempo as medidas de prevenção necessárias. Se o vírus conseguir proliferar ao fim de 72 horas de infeção, já só nos resta cuidar de nós e deixar que o nosso sistema imunitário faça o seu trabalho.

Daí que o desporto seja crucial neste momento. Quem pratica qualquer tipo de desporto terá maiores garantias de uma resposta imunitária mais forte do que as pessoas sedentárias, a quem a gripe apanha desprevenidas.

Por exemplo, ao jogarmos futebol e ao acelerarmos o metabolismo com uns “sprints” atrás da bola, fazemos com que, na primeira fase da incubação do vírus, o nosso organismo se ative de forma mais rápida, como um rastilho.

Neste momento, só o sistema imunitário do organismo consegue destruir com eficácia o invasor: ao aumentar progressivamente a sua frequência cardíaca, o metabolismo acelera e o sistema entra em modo de vigilância, aumentando as suas defesas através do stress do exercício. Um pouco o que acontece com o velho ditado de “fazer suar a gripe” (conceito que não funciona na passividade de uma sauna…).

O vírus da gripe deixa de estar num circuito fechado. Com o organismo em funcionamento, rapidamente é neutralizado; mas não nos podemos esquecer de beber muita água para prevenir a desidratação, porque quando estamos doentes, o nosso organismo liberta as toxinas através da urina e do suor.